Moda Gótica
Quando era adolescente, gostava de heavy metal e roupas pretas. Usava coisas pavorosas, me achando a rebelde (totalmente sem causa, diga-se de passagem). Mas quem não fez sua loucura adolescente que atire a primeira pedra!
Até mais ou menos um mês atrás tinha um vestido preto de veludo até o pé, que era a própria Morticia Adams! Hoje eu vejo muita gente gótica mas extremamente fashion, cheia de estilo e até com uma pitada de cor aqui e ali – geralmente os meninos nos acessórios e as meninas nas unhas e na maquiagem.
Bem, o estilo gótico agora é arte. O FIT Museum em Nova York abriu uma exposição chamada “Gothic: Dark Glamour”. O mais legal é que, além de mostrar as roupas, o visitante experimenta uma sensação que é a inspiração de quem cria e veste essas roupas: a cenografia é composta de castelos abandonados, laboratórios à lá Frankestein e labirintos angustiantes. As peças de estilistas famosos contracenam com o ambiente e o espectador, criando uma atmosfera inesquecível.
Pena não poder estar lá pra ver! E pena nenhum museu ou galeria moderninha tomar uma iniciativa assim por aqui! Por enquanto, deleitemo-nos com as figurinhas interessantes que passeiam pelo centro da cidade ou pelo bairro da Liberdade aos domingos…
Hoje vamos aprender a como criar lock legais usando o estilo Gótico
COMO SE VESTIR AO ESTILO GÓTICO ROMÂNTICO
Por Gótico Romântico entende-se o estilo gótico na sua vertente histórica não se restringindo apenas ao período romântico e ao vitoriano, apesar de serem as épocas mais frequentes. O Romantic Goth não só é aceito como incentivado em nossos eventos, mas deve-se prestar atenção aos principais acertos e erros.
Abaixo, belíssimos looks extraídos do blog Moda de SubCulturas com visuais góticos e alternativos adaptados ao teor histórico.
Algumas informações sobre como montar um visual gótico romântico. Estas dicas não pretendem ser dogmas, podem ser discutidas, adaptadas e revistas.
1- A proposta é Gótico + Revivalismo. O elemento gótico não é essencial para participar de um evento histórico, mas o revivalismo é! As peças e acessórios devem ter inspiração e referência passadista.
2- Cabelos: a melhor arma de uma releitura é recorrer a penteados da época. Lembrando que isto, dependendo do penteado, não custa nada. Na dúvida, faça um coque ou recorra aos inúmeros tutoriais na internet.
3- Evite saias curtas e decotes exagerados. O ideal é o decote tentar reproduzir uma época. Deve haver respeito também à silhueta da época.
4- Tente não usar somente preto. O uso de outras cores como branco, vermelho e roxo é plenamente possível. Na dúvida, pode-se vestir uma longa saia preta levemente volumosa e a parte de cima em outras cores.
5- Evite o uso de saias curtas. O ideal é a saia cobrir ou ficar rente aos joelhos ou simplesmente ser mais longa. Tudo que deixar as pernas descobertas exige meia-calça grossa (fio 40 em diante), isto é, inclusive, um ponto criativo a ser trabalhado, por exemplo, saia godê no joelho na cor preta e meia-calça roxa (fica interessante!)
6- Não monte looks apenas com peças góticas. Você pode customizar certas roupas, recorrer aos bazares beneficentes, brechós e peças neutras mas que são escuras ou lembram algo histórico.
7- Coturnos podem funcionar como releitura das botinhas do período vitoriano apesar de existirem botas melhores no mercado, inclusive, até por preços mais suaves que coturno, mas mesmo assim somente com saias longas. De um modo geral, coturnos desviam o olhar histórico, pode descartar...
8- Observe uma roupa de época, uma peça autêntica como as que a Sana Skull expõe em seu blog. A partir disso, inspire-ser e tente juntar seu estilo com os elementos históricos da roupa. Tudo deve passar por testes. Pedir a opinião dos outros é recomendado. Leia isto.
Algumas tabelas de produção de moda (e suas respectivas considerações):
O ideal é vestir uma saia volumosa abaixo dos joelhos. Na ausência de anáguas, podemos fazer adaptações inserindo outras saias embaixo, isso já foi comentado aqui no blog no tutorial de adaptação de trajes domésticos. Valorize peças mainstream com renda negra, quer dizer, muitas peças podem ser adquiridas fora do círculo alternativo.
No quadro acima, pode-se usar a camisa e o corset (em alguns casos convém o corset sob a roupa) e a saia longa. Invista em coques e penteados de época.
Blusas diversas dentro e fora das subculturas. Belíssimo vestido.
Anágua e saias. Pode-se usar uma sobre a outra, fazer customizações, adaptações etc
Mais referências
Traje Masculino:
Uso de calça social preta + sapatos sociais. Quem desejar pode manter as botas. Na parte de cima, camisas sociais, coletes e se quiser, paletó. Barba da época e maquiagem: conjunto interessante.
e no caso a maquiagem masculina
ResponderExcluir??
ResponderExcluir